sábado, 23 de julho de 2011

Somos todos iguais e também diferentes

Somos todos iguais e também diferentes.
Faixa etária: 4 a 5 anos
Justificativa:
Trabalhar com a criança num sentido global em que ela se reconheça como ser integrante dessa história ao estar presente na comunidade em que se insere. Com isso, perceber a relação existente com os outros seres com quem convive, compreendendo que somos ao mesmo tempo "iguais e também diferentes”. Ou seja, que a criança possa entender e respeitar cada um na sua individualidade com suas semelhanças e diferenças. Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.
Esse processo de auto-conhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na educação infantil isso é ainda mais importante. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".
Objetivo Geral: Trabalhar com questões pertinentes ao corpo humano, a construção da identidade da criança e a sua interação com seu grupo familiar e/ou escolar, percebendo e respeitando as diferenças.
Objetivos Conceituais:
• Ampliar o vocabulário;
• Ler e interpretar imagens;
• Estimular a percepção visual;
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças;
• Perceber as relações entre o ser humano e o ambiente em que vive;
• Conhecer as partes do corpo humano;
• Nomear as partes do corpo humano;
• Identificar suas preferências com relação àquilo que a cerca;
• Reconhecer os órgãos dos sentidos;
• Estabelecer relações entre a família e a comunidade escolar;
• Identificação de si mesmo e do outro;
• Apreciar contos e histórias;
• Trabalhar com a coordenação motora ampla e fina;
• Trabalhar com conceitos matemáticos (quantificação, classificação e seriação);
• Montar gráficos e/ou tabelas;
• Trabalhar com as maneiras de boa convivência;
• Reconhecer o seu nome e dos colegas;
• Incentivar o gosto musical;
• Conhecer a história do seu próprio nome;
• Trabalhar com os valores de vida;
Objetivos Procedimentais:
• Explorar textos e/ou histórias;
• Coletar dados por intermédio de pesquisas;
• Produzir textos coletivos;
• Construir o ”livro da minha vida”;
• Confeccionar bonecos (as) com sucatas;
• Associar as partes do corpo às formas geométricas usando as figuras como base para os desenhos;
• Registrar experiências vivenciadas pelo grupo;
• Trabalhar com desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem, fantoches e vídeos;
• Realizar atividades em rodas de conversas e cantadas;
 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Objetivos Atitudinais:
• Respeitar e valorizar a si e os outros;
• Respeitar as diferenças entre as pessoas;
• Valorizar o seu grupo de convivência familiar e/ou escolar;
• Possibilitar a integração entre as pessoas e o ambiente;
• Trocar experiências e características diferenciadas (cor, físico, pessoal);
• Desenvolver o autoconhecimento;
• Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

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