sábado, 23 de julho de 2011

PROJETO: Adaptação escolar e vinculo afetivo

  PROJETO: Adaptação escolar e vinculo afetivo

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Professoras: Graziela Oliveira e Joelma Guimarães

JUSTIFICATIVA:

A adaptação ou readaptação na educação infantil é um momento repleto de emoções, pois sair do seu ambiente “casa” e ter que conquistar novas relações nos parece tarefa fácil para os pequenos. Neste sentido estaremos trabalhando nas próximas semanas com situações, atividades, brincadeiras, musicas, jogos... que propiciem  condições para que os alunos elaborem da melhor forma essa etapa escolar vivenciada.Nossa finalidade é propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Desta forma, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual. Temos a missão de estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento e certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar, assim busca-se momentos de aprendizagens prazerosas e significativas envolvidas pelo vinculo afetivo que aproxima professor e aluno.

OBJETIVO GERAL:
 Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer. viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Oportunizar a criança, a vivencia de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência;
 Reconhecer seu nome e dos colegas;
Conhecer as dependências da escola;
Assimilar a importância da escola na sua vida;
Construir juntos as regras de convivência, assim como vivencia-las.
Incentivar o gosto pela música;
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;

ATIVIDADES:
Cantigas De Roda;
Brincadeiras Dirigidas
Pintura coletiva;
Construção de crachás;
 Dobraduras;
Vídeo; DVD
Jogos pedagógicos
Manipulação de diferentes materiais (sucatas)
Trabalhos com massinha de modelar e argila
Recorte e colagem


Conteúdos Conceituais

Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar; Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais

Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
Aceitação da separação;
Hábitos de autonomia com seus pertences.
Leitura de calendário.
Pintura livre (interferência);
Modelagem
Recorte e colagem;
Fantoches, vídeos, slides.
Roda cantada;
Dança;Jogos simbólicos
Psicomotricidade

Conteúdos Atitudinais

Respeitar os colegas e educadores;
Interagir com carinho e solidariedade;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Compreender as regras de convivência;


Nenhum comentário:

Postar um comentário