terça-feira, 9 de agosto de 2011

VIDA DE INSETO e PEQUENOS ANIMAIS

TEMA GERADOR


VIDA DE INSETO e PEQUENOS ANIMAIS



Falas Significativas: “Ele é caramujo ou caracol?”, “Não mata o bichinho da natureza.” “O que é um inseto?”

Justificativa:

Dando continuidade ao trabalho realizado em que apresentamos como personagens alguns insetos que ao ilustrarem histórias, despertaram o fascínio e curiosidade das crianças. Propomos, nesse momento, e a partir das falas significativas da turma a ampliação desses conhecimentos, permitindo às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação. Bem como, descobrir novas aprendizagens sobre esses pequenos animais.

Objetivo Geral:

Buscar por novos conhecimentos sobre os insetos. Estudar as espécies, características, particularidades, buscando em diversas fontes de pesquisa o entendimento da importância dos insetos para o meio ambiente.


Objetivos conceituais:

 Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
 Perceber a existência de diversos insetos apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
 Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de letramento;
 Ampliar o vocabulário;
 Ler e interpretar imagens;
 Ouvir histórias e contos relacionados com o tema gerador;
 Reconhecer seu nome e dos colegas;
 Incentivar o gosto musical;
 Trabalhar conceitos matemáticos (grandezas e medidas, figuras geométricas; quantificação, classificação e seriação);
 Noção espacial e corporal;


Objetivos Procedimentais:

 Comparar diversos tipos de insetos através da observação;
 Pesquisar a história de cada inseto do interesse do grupo;
 Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
 Usar diferentes fontes de informações e relacioná-las;
 Selecionar alguns tipos de insetos para pesquisa;
 Desenvolver atividades lúdicas;
 Desenvolver atividades matemáticas;
 Montar jogos, tabelas e gráficos;
 Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
 Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
 Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
 Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
 Realizar atividades de grafia, recorte e colagem, desenho;
 Trabalhar com pinturas e modelagem;
 Conhecer e cantar músicas que favoreçam o conhecimento do tema estudado;
 Explorar textos e histórias;
 Construir noções de numerais e quantidades;
 Realizar brincadeiras que possibilitem trabalhar com a aprendizagem de características e particularidades sobre os insetos;
 Construir o alfabeto móvel;
 Contar suas próprias experiências;
 Construir junto com o grupo um insetário;


Objetivos Atitudinais:

 Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
 Socializar as informações que possuem sobre o tema;
 Construir um espírito de cidadão preocupado com o meio ambiente;
 Demonstrar capacidade de compartilhar e cooperar com o grupo;
 Diferenciar atitudes de respeito com esses pequenos animais (insetos);
 Ajudar o grupo a guardar os brinquedos e materiais da sala e pátio;
 Respeitar as regras estabelecidas no grupo;
 Respeitar as diferenças;
 Construir relações de confiança;
 Valorizar e respeitar o trabalho do colega;
 Ouvir a professora e os colegas;
 Solicitar a palavra quando quiser se pronunciar;
 Construir elos de amizade e afeto;
 Respeitar o espaço dos outros;
 Escutar e respeitar a opinião dos colegas;

Atividades:

 Colagem de materiais diversos;
 Recorte;
 Modelagem;
 Desenho livre;
 Músicas e dramatizações;
 Escrita espontânea do nome;
 Contação de histórias;
 Decorações de figuras de insetos;
 Confecção da centopeia do alfabeto;
 Alinhavo;
 Fantoches;
 Pinturas diversas;
 Bingo de gravuras;
 Memória;
 Quebra-cabeça;
 Dobraduras;
 Listagem;
 Máscaras, fantoches, dedoches;
 Móbiles;
 Jogo de encaixe;
 Insetos de sucatas, material alternativo;
 Sessão de cinema com filme sobre os insetos;
 Filmes relacionados ao tema;
 Historias infantis relacionadas ao tema;

Áreas Trabalhadas:

 Coordenação motora ampla e fina;
 Oralidade;
 Ludicidade;
 Lateralidade;
 Musicalidade;
 Linguagem oral e escrita;
 Orientação temporal e espacial;
 Plasticidade;
 Matemática;
 Ciências;

Avaliação:

 As avaliações serão realizadas diariamente, após as atividades desenvolvidas e registradas no diário da educadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário