TEMA GERADOR
VIDA DE INSETO e PEQUENOS ANIMAIS
Falas Significativas: “Ele é caramujo ou caracol?”, “Não mata o bichinho da natureza.” “O que é um inseto?”
Justificativa:
Dando continuidade ao trabalho realizado em que apresentamos como personagens alguns insetos que ao ilustrarem histórias, despertaram o fascínio e curiosidade das crianças. Propomos, nesse momento, e a partir das falas significativas da turma a ampliação desses conhecimentos, permitindo às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação. Bem como, descobrir novas aprendizagens sobre esses pequenos animais.
Objetivo Geral:
Buscar por novos conhecimentos sobre os insetos. Estudar as espécies, características, particularidades, buscando em diversas fontes de pesquisa o entendimento da importância dos insetos para o meio ambiente.
Objetivos conceituais:
Conhecer o modo de vida e as características dos insetos.
Perceber a existência de diversos insetos apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de letramento;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar imagens;
Ouvir histórias e contos relacionados com o tema gerador;
Reconhecer seu nome e dos colegas;
Incentivar o gosto musical;
Trabalhar conceitos matemáticos (grandezas e medidas, figuras geométricas; quantificação, classificação e seriação);
Noção espacial e corporal;
Objetivos Procedimentais:
Comparar diversos tipos de insetos através da observação;
Pesquisar a história de cada inseto do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informações e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de insetos para pesquisa;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Realizar atividades de grafia, recorte e colagem, desenho;
Trabalhar com pinturas e modelagem;
Conhecer e cantar músicas que favoreçam o conhecimento do tema estudado;
Explorar textos e histórias;
Construir noções de numerais e quantidades;
Realizar brincadeiras que possibilitem trabalhar com a aprendizagem de características e particularidades sobre os insetos;
Construir o alfabeto móvel;
Contar suas próprias experiências;
Construir junto com o grupo um insetário;
Objetivos Atitudinais:
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que possuem sobre o tema;
Construir um espírito de cidadão preocupado com o meio ambiente;
Demonstrar capacidade de compartilhar e cooperar com o grupo;
Diferenciar atitudes de respeito com esses pequenos animais (insetos);
Ajudar o grupo a guardar os brinquedos e materiais da sala e pátio;
Respeitar as regras estabelecidas no grupo;
Respeitar as diferenças;
Construir relações de confiança;
Valorizar e respeitar o trabalho do colega;
Ouvir a professora e os colegas;
Solicitar a palavra quando quiser se pronunciar;
Construir elos de amizade e afeto;
Respeitar o espaço dos outros;
Escutar e respeitar a opinião dos colegas;
Atividades:
Colagem de materiais diversos;
Recorte;
Modelagem;
Desenho livre;
Músicas e dramatizações;
Escrita espontânea do nome;
Contação de histórias;
Decorações de figuras de insetos;
Confecção da centopeia do alfabeto;
Alinhavo;
Fantoches;
Pinturas diversas;
Bingo de gravuras;
Memória;
Quebra-cabeça;
Dobraduras;
Listagem;
Máscaras, fantoches, dedoches;
Móbiles;
Jogo de encaixe;
Insetos de sucatas, material alternativo;
Sessão de cinema com filme sobre os insetos;
Filmes relacionados ao tema;
Historias infantis relacionadas ao tema;
Áreas Trabalhadas:
Coordenação motora ampla e fina;
Oralidade;
Ludicidade;
Lateralidade;
Musicalidade;
Linguagem oral e escrita;
Orientação temporal e espacial;
Plasticidade;
Matemática;
Ciências;
Avaliação:
As avaliações serão realizadas diariamente, após as atividades desenvolvidas e registradas no diário da educadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário