segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sugestão de Brincadeiras cooperativas / Jogos cooperativos


ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO
Criado por Roberto Gonçalves Martini e Claudia da Silva Miranda
Objetivo do Jogo: Todos os participantes deverão percorrer um determinado caminho juntos dentro de um saco gigante.
Propósito: Este jogo facilita a vivência de valores e o surgimento de questões bem interessantes como:

Desafio comum: percepção clara de interdependência na busca do sucesso.

Trabalho em equipe: a importância de equilibrarmos nossas ações e harmonizarmos o ritmo do grupo.

Comunicação: importância do diálogo na escolha da melhor estratégia para continuar jogando.

Respeito: pelas diferenças possíveis de encontrarmos em um grupo como: tipo físico, idade e diferença de opiniões.

Persistência: na afinação do grupo e na importância de manter o foco no objetivo.

Alegria: este também é um jogo para rir muito, a própria situação em que o jogo acontece já nos inspira à rir.
Recursos: Um saco gigante, confeccionado com tecido utilizado para forro de biquínis e sungas, pode ser adquirido em lojas de venda de tecido por quilo.
Ele vem em formato tubular, então é só medir a altura do saco que você acha ideal, cortar, costurar e está pronto.
Número de Participantes:
O numero de participantes pode variar bastante, de 04 a aproximadamente 40 pessoas, é só abrir a lateral do saco e ir costurando em outros.
Duração: Podemos estimar um tempo de 30 minutos entre explicação, vivência e reflexão. Este tempo pode ainda ser ampliado de acordo com os obstáculos criados pelo mediador.
Descrição:
Podemos iniciar o jogo (por exemplo com 40 pessoas) questionando se todo o grupo caberia dentro deste saco gigante. Após a constatação de que é possível todos entrarem podemos estipular um percurso a ser percorrido pelo grupo.O grupo poderá a qualquer momento fazer um pedido de tempo para a escolha de novas estratégias.Posteriormente podemos aumentar o desafio e o grau de dificuldade colocando novos obstáculos no caminho a ser percorrido.O jogo termina quando os participantes atingem o objetivo.
Dicas: Durante o jogo a comunicação no grupo é um fator fundamental para o sucesso. Caso seja necessário auxilie o grupo nesta tarefa.Libere os pedidos de tempo a vontade, conversar neste jogo é muito importante.Caso haja no grupo pessoas que por suas características físicas tenham dificuldade em jogar, fique atento a forma como o grupo resolve esta questão.Para confecção do saco gigante peça ajuda a uma costureira profissional, isto vai ajudar bastante.Que tal entrar neste saco gigante e ficar juntinho com todos os outros?

Passa bambolê
Objetivo: Integração, contato físico e resolução de problemas
Desenvolvimento: O grupo forma um circulo de mãos dadas. O jogo começa com duas pessoas dando as mãos entre o bambolê e com, sem soltar as mãos, passa o bambolê sem quebrar o circulo, tendo que o grupo se virar para passar o bambolê por cima ou por de baixo de cada um até que o bambolê de uma volta completa no circulo de pessoas.
Material: Alguns bambolês

Nó humano
Objetivo: Integração, contato físico e resolução de problemas
Desenvolvimento: É formado um circulo aproximando todos, quando todos estão bem próximos, é dada as mãos, orientado para que quem está ao lado e a frente não dêem as mãos, deverá ter um amontoado de gente formando um nó. A brincadeira começa com, sem soltar as mãos, voltar a ter um único circulo, e o grupo determinando quem passa por de baixo de que braço e outro que passe por cima de que outro braço, até desatar o nó humano.
Material: Nenhum material necessário

Nenhum comentário:

Postar um comentário